domingo, 22 de julho de 2012

V CONCURSO LITERARIO da FECI - INTER


FUNDAÇÃO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO SPORT CLUB INTERNACIONAL - FECI
 Av. Padre Cacique, 891. B. Menino Deus 2º andar do Gigantinho- CEP. 90.810-240. Porto Alegre/RS.
Fone:(51) 3230.4671- 96044357- 97727587.  E-mail: fecinter@gmail.com – mabjornal@gmail.com
Horário: segunda a sexta-feira, das 9:00 às 18:00hs. Fundação 22/07/1976. CNPJ 90.967.241/0001-05.

V CONCURSO “SPORT CLUB INTERNACIONAL” DE CONTOS, CRÔNICAS, POESIAS e HISTÓRIAS DO INTER.

Resumo Regulamentar: Encontram-se abertas as inscrições para o Concurso “SPORT CLUB INTERNACIONAL” de Contos, Crônicas, Poesias e Histórias do Inter.
I. - TEMAS: ESPORTE E LIVRE.
2. Da Participação: Poderão participar poetas, escritores, cronistas de âmbito nacional e latino-americano em Língua Portuguesa. O conto, crônica, poesia ou histórias do inter é de expressão livre.
2.1 - O trabalho deverá ser digitado em linha 12 Times New Roman, em papel ofício, num só lado, em quatro vias e identificado por pseudônimo. Enviar junto CD com o texto. E deverá ser acompanhado de um envelope lacrado contendo na parte interna, nome do(s) conto(s), crônica(s), poesia(s) ou história (s) do Inter, pseudônimo, nome real, fone e endereço completo. Na parte externa constará apenas o nome dos trabalhos e pseudônimo do concorrente.
2.2 - Cada participante poderá concorrer com até três trabalhos e deverão ser entregues no prazo estipulado.
3. Taxa de Inscrição: uma obra: R$15,00.  Trabalhos excedentes, R$ 5,00.  O pagamento deverá ser efetuado juntamente com a inscrição, ou recibo do depósito. A ser efetuada mediante depósito no BRADESCO, Agência 3143 conta. 1000376-8 – (conta poupança) Marinês Bonacina.
4. Das Inscrições: Os textos deverão ser enviados até dia 31/08/2012.
Enviar para: Concurso da Fundação de Educação e Cultura Sport Club Internacional. Avenida Padre Cacique, 891 - Bairro Menino Deus - 2º andar do Gigantinho - CEP. 90.810-240. Porto Alegre – RS.
4.1 - Dos Prêmios: 1º Lugar: Troféus; 2º e 3º Lugar: Medalhas; 4º Lugar: Menção Honrosa: Certificado de participação a todos os participantes do concurso. Os prêmios serão entregues no dia da abertura do evento. Após, um Sarau Poético e um Coquetel de encerramento.
4.1 – Data da premiação: 18/10/2012.
5. Comissão Julgadora: A mesma será formada por (4) membros qualificados, com conhecimento de Contos, Crônicas, Poesias e Histórias do Inter.
6. Da Aceitação: A Inscrição implica na aceitação do presente Regulamento, conforme comunicado da Coordenação. Todos os casos omissos serão resolvidos pela coordenação através de resolução ou decisões aprovadas em ata.
Ficha de Inscrição:
Autor:__________________________________________E-mail:___________________________
Pseudônimo. ___________________________ Telefone: /Celular _____________________________
Endereço:__________________________________________________________________________


Coordenação:
Marinês Bonacina                                       Cesardo Vingnochi                              Lúcio Ignácio Regner
Presidente da CAPOLAT
Diretora Cultural ( FECI)                                 Presidente                                           Vice-Presidente

Realização: CAPOLAT - Casa do Poeta Latino-Americano e departamento Cultural da FECI/INTER.                                                
                                                     Porto Alegre, 01 de Junho de 2012

22 DE JULHO - DIA DO CANTOR LÍRICO


     
        Existem dois tipos básicos de canto, com técnicas diferenciadas: o lírico e o popular. O lírico, também chamado de Bel Canto, tem a voz como instrumento - o que emociona é o som, não tanto o texto. É o caminho da virtuose, como a ópera. Exige um esforço físico e emocional muito maior; são horas de treino para ter a voz em boas condições de cantar. Há muito trabalho por trás de um cantor lírico e a impostação da voz é bem diferente do canto popular.


O estudo do canto lírico requer anos de treinamento, por isso deve-se estar bem equilibrado ao iniciar, sabendo que o trabalho que vai se seguir é bastante árduo e não querer resultados imediatos, o que sem dúvida colocaria tudo a perder. O cantor lírico precisa estudar e fazer exercícios diários para conseguir o maior desempenho com o menor esforço. É preciso dominar a técnica para alcançar a última fila do teatro, sem microfone, com uma orquestra de 120 pessoas tocando.

HOJE 22 de JULHO ANIVERSÁRIO DA FECI


Hoje é uma data especial! É o dia de seu aniversário, da  FUNDAÇÃO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO SPORT CLUB INTERNACIONAL – FECI, a mais antiga das fundações ligada a clubes de futebol do mundo, nasceu como biblioteca por iniciativa de um grupo de colorados. A Biblioteca“Zeferino Brasil” foi em homenagem ao príncipe dos Poetas RGS. Em 22/07/1976, foi formalizada a criação da FECI, que reuniu os Departamentos, Cultural, Biblioteca, destinados a educação, cultura e assistência social. Entidade autônoma, com estatuto, tendo como mantenedor, o Sport Club Internacional. 



E não poderia faltar o símbolo festivo para comemorar  mais um ano de sua existência.
 Feliz Aniversário  para a nossa Fundação.
Abraços Colorados a todos que passam por aqui...
Marinês  e Diretoria


quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Dia 15 de Janeiro Dia Mundial do Compositor




   Compor uma música é como contar uma história. Em vez de palavras, são usadas notas musicais. Elas são a linguagem que outros músicos lêem para executar a obra e, dessa forma, "contar" a história criada pelo compositor.

Em culturas ou gêneros musicais que não utilizam o sistema de escrita ou notação musical, o compositor guarda a música na memória - como se diz? Ele sabe a música "de ouvido" - e a transmite para outros intérpretes, repetindo-a tantas vezes quanto forem necessárias.

Em geral, o compositor é o autor da música e detentor (dono) de seus direitos autorais. Existem editoras especializadas em música e o compositor ou detentores dos direitos da composição recebem "royalties" sempre que é realizada uma nova gravação comercial ou execução pública.

Aquele que também interpreta suas próprias canções é chamado de "cantor e compositor" e o escritor de letras de música também é chamado "letrista".